Os crimes violentos contra a pessoa são os que mais preocupam os órgãos de Segurança Pública e Defesa Social, pois, muitas vezes, a vítima fica em estado de impotência total e corre sérios riscos de vida. Trata-se de roubos à mão armada, latrocínio, estupro, homicídio, sequestro, extorsão, etc.
Segundo, o tenente João Vieira Batista, comandante local da PM, fazendo uma comparação de quantidade de crimes violentos contra a pessoa, ocorridos nos três períodos em Tupaciguara, constatou-se que:
Em 2018, de 01/01/2018 a 29/09/2018, ocorreram 45 crimes violentos;
Em 2019, de 01/01/2019 a 29/09/2019, ocorreram 37 crimes violentos;
Em 2020, de 01/01/2020 a 29/09/2020, ocorreram 34 crimes violentos;
O Comandante atribui a redução ao esforço árduo de cada policial militar e da Polícia Civil, do respaldo que se tem recebido do Ministério Público e Judiciário, além do apoio incondicional da prefeitura, com o fornecimento de combustíveis, materiais de escritório, etc. De acordo com Vieira, diversas operações policiais foram desenvolvidas no município, algumas conjuntas com a Polícia Civil, outras com apoio de policiais militares de Araguari, Uberlândia, Araporã e da Polícia Rodoviária Estadual.
Pode-se destacar que muitas Blitz Policiais são feitas a fim de interceptar marginais que circulam com veículos roubados e irregulares, bem como visa apreender armas e drogas, enfim, prevenir crimes. “Blitz de trânsito são feitas diariamente em Tupaciguara e muitas notificações são aplicadas em desfavor de maus motoristas que infringem as leis de trânsito; muitos veículos são notificados e até mesmo recolhidos pelo guincho, quando estão sem condições de permanecer em vias públicas, mas nenhum motorista não foi e nem será multado de forma injusta”, garante o comandante.
De acordo com a Polícia Militar, em ano de Eleições, todo cidadão deve tomar cuidado com falsas promessas de candidatos mentirosos que prometem acabar com as Blitz, pois, segundo Vieira, políticos não têm poder para “mandar fazer, nem para mandar parar de fazer blitz”, essa atribuição é do Comando da PM.
Para os policiais militares as grandes companheiras da segurança pública em Tupaciguara, sem dúvida alguma, são as câmeras de monitoramento que já estão instaladas pela cidade e que favorecerão, ainda mais, o trabalho diário das Polícias Civil e Militar na cidade. Outra ajuda que é necessária e que sempre é bem-vinda são as denúncias anônimas, feitas pelos cidadãos, por meio do 190 ou 181.