Por ser um apaixonado pelo esporte de prova do laço em dupla (Team Roping), tendo se especializado e alcançado importantes e destacadas conquistas, faz com que Sebastião Neto, um jovem e exímio laçador, leve o nome de Tupaciguara a outros estados da federação. O que se pode dizer do Neto, dentro do esporte que ele pratica, é que sua performance é algo invejável e prazeroso de se ver, dada a extrema dedicação, tanto na preparação física para suportar as cobranças do Team Roping, quanto na precisão de suas laçadas, destacando que ele é o peão que lança o laço nos pés do animal.
Sua última grande façanha aconteceu na maior prova de Team Roping do Brasil, realizada no último dia 10, na cidade de Bálsamo, estado de São Paulo. Neto participou de duas provas acontecidas no Haras Sulera, em pista coberta, na qual foram realizadas duas provas simultaneamente, onde o Neto arrebanhou três motos que foram colocadas como prêmio, sendo duas #4 e uma no #6 (são as pontuações que os laçadores concorrem). Destaca-se que o sucesso nas provas se torna ainda mais importantes pelo fato de o Neto ter concorrido com aproximadamente 200 competidores. Deve ainda ser registrado que em todo o evento foram realizadas mais de 1500 inscrições.
Sebastião Neto abraçou de vez o Team Roping como profissão. Por isso, o peão já está se preparando para galgar todos os degraus para ele chegar na mais destacada batalha do país, que é a Prova de Laço dos Campeões, chamada de ETR. Ele está caminhando para chegar lá e, com certeza, com a sua determinação e dedicação conseguirá o seu grande objetivo.
Vale frisar que quando o Neto vence uma competição ele busca se espelhar na frase: “Ser um campeão não é superar o outro, mas conseguir realizar os seus talentos no nível mais alto de sua existência!”, isto é o que ele procura sempre fazer.