Se inteirando das necessidades prementes que a população espera alcançar com a nova administração que se inicia no dia 01 de a janeiro de 2021, indo até 31 de dezembro de 2022, o Jornal O Independente elaborou, seguindo os critérios de expectativa das pessoas de Tupaciguara em cinco setores que, de acordo com escolha popular, necessitam de maior atenção do próximo governante.
Cinco perguntas idênticas foram enviadas aos quatro candidatos que, dentro de espaço limitado, buscaram respondê-las de acordo com o plano de governo de cada um deles.
O Jornal O Independente prima pelo direito de levar aos seus leitores informações úteis sobre as eleições de 2020, para que estas possam contribuir com a escolha de cada pelo melhor candidato para administrar o município pelo próximos quatro anos.
Entrevista com os candidatos CARLOS FERNANDO (Prefeito) e SHELTON (Vice-prefeito)
1-Qual será sua principal meta de ação para que a população possa receber um atendimento de saúde digno e com respostas imediatas para o paciente?
. Melhorar a gestão da saúde através de um planejamento rigoroso com metas previamente estabelecidas.
. Implantação do sistema de Telemedicina e aumento do leque de especialidades.
. Desenvolvimento da Medicina Preventiva
. Inclusão de práticas integrativas complementares (Acupuntura, Iridologia , Aurículoterapia , etc.)
. Projeto Saúde Itinerante, no meio rural.
Trabalho preventivo intensivo com os grupos de diabéticos, hipertensos, idosos e gestantes.
. Criação do centro de odontologia preventiva.
. Implantação da tutoria médica (Ajuda virtual de um especialista, durante o atendimento realizado pelo profissional do pronto-socorro)
2 – Dentro do setor de infraestrutura, tanto na zona urbana quanto na zona rural, quais serão os projetos a serem criados pela sua administração para atender as necessidades dos cidadãos de Tupaciguara?
. Na zona urbana, é urgente melhorar as condições das estradas vicinais, para alavancar o escoamento da produção.
. Investir na patrulha moto mecanizada, para estimular o processo produtivo.
. Melhorar a qualidade de vida dos moradores dos bairros periféricos, levando asfalto e saneamento básico.
. Investir na canalização dos córregos que passam pela cidade.
. Implantar o programa cidade verde, cujo objetivo é melhorar a arborização da cidade e trabalhar as questões da educação ambiental.. Desenvolver o projeto de educação no trânsito.
3-Como se sabe, existe uma grande porcentagem da comunidade tupaciguarense que necessita de um atendimento social permanente e necessário para a sua subsistência. Perguntamos: O que a sua administração pretende fazer para este importante setor da prefeitura municipal?
O primeiro passo é montar o banco de dados da secretaria, ou seja, mapear e identificar de forma criteriosa, as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Depois disso, realizaremos as seguintes ações:
. Acompanhar rigorosamente os programas sociais do governo estadual e federal, para que todas as oportunidades cheguem ao município.
.Implantar o projeto Moradia Solidária.
. Desenvolver o projeto da agroindústria local, com a proposta de incluir as famílias de baixa renda no processo, como mão de obra.
. Habilitar as pessoas através de cursos técnicos e profissionalizantes, para que sejam inseridas no mercado de trabalho formal.
. Desenvolver o projeto do Empoderamento Feminino, oferecendo às mulheres um espaço para que participem de cursos profissionalizantes, para que exponham seus produtos e serviços.
4-Em matéria de desenvolvimento e crescimento do município de Tupaciguara, que trabalhos a sua administração se propõe a fazer para que projetos importantes sejam criados em benefício da população tupaciguarense?
Projetos para geração de emprego e renda:
Desenvolvimento da fruticultura, dentro da agricultura familiar.
Desenvolver a agroindústria local – Criação da Festa do Peixe em Tupaciguara e do Festival da Cerveja artesanal, para alavancar o turismo local.
Instalação da Sala de Empreendedorismo.
Criação do Balcão virtual de negócios do município.
Socialização da cultura.
Projeto da Horta Municipal.
5-O setor da educação municipal é um dos mais importantes de uma administração. O que o seu governo pretende fazer pela qualidade do ensino no município?
. Criação da Escola de Inteligências Múltiplas, para que os alunos, em seu contra turno escolar, tenham acesso a aulas de música, dança , desenho , teatro, esporte e educação digital.
. Incluir no leque de disciplinas oferecidas, a educação ambiental e digital,
. Criação do centro de cursos profissionalizantes, conforme as demandas mais urgentes do mercado.
. Resgatar as olimpíadas municipais
. Proporcionar aos professores um momento para capacitação e reciclagem.
. Realização do encontro anual da educação, para que os professores avaliem e discutam os caminhos da educação e de suas carreiras.
. Instituir políticas de valorização dos professores, uma vez que são a viga mestra do processo de crescimento e evolução das pessoas.
Entrevista com os candidatos DR. LAURO JÚNIOR. (Prefeito) e JALES JR. (Vice-prefeito)
1 – Qual será sua principal meta de ação para que a população possa receber um atendimento de saúde digno e com respostas imediatas para o paciente?
Por ser médico e ter trabalhado por mais de 3 anos no SUS de Tupaciguara, nos Postinhos e Zona Rural conheço de perto os problemas da nossa saúde.
Venho de uma família de 7 médicos, e juntos trabalharemos para: Manter as instalações de todas as unidades de saúde em perfeitas condições de uso. Atendimento Ginecológico/Obstétrico e Pediátrico todos os dias da semana, evitando filas e melhorando a qualidade de vida do cidadão. Criação de uma grande central de fisioterapia com equipamentos e estruturas modernas. Ampliação dos serviços oferecidos em saúde bucal.
Valorização e capacitação com cursos de atualização e humanização das equipes de saúde. Retornar com os procedimentos cirúrgicos e partos no hospital Municipal.
2 – Dentro do setor de infraestrutura, tanto da zona urbana quanto rural, quais serão os projetos a serem criados pela sua administração para atender as necessidades do cidadão tupaciguarense?
-Dar atenção especial e criteriosa na manutenção das estradas Municipais;
-Finalização das obras da Praça de Esportes;
-Construção de uma adutora de água paralela a já existente;
-Construção de reservatórios de água para aumentar o armazenamento e distribuição;
-Construir Casas Populares para as famílias de baixa renda;
-Iluminação e calçamento de ruas que não possuem estruturas;
-Construir Boca de lobos para capitação de águas pluviais;
-Reforma e revitalização de praças e espaços turísticos;
3 – Como se sabe, existe uma grande porcentagem da comunidade tupaciguarense que necessita de um atendimento social permanente e necessário para a sua subsistência. Perguntamos: o que a sua administração pretende fazer para este importante setor da prefeitura municipal?
Promover a integração entre o Social, Saúde e Educação, garantindo um atendimento com respeito e mais humano para o nosso povo. Projeto “VIVER COM ALEGRIA” oferece a famílias carentes, profissionais que oferecerão atividades de artes manuais e educador físico e também equipe técnica sendo composta por assistente social e psicólogos; Oferecer com excelência o Serviço de Proteção Básica em Domicilio para pessoas com deficiência e Idosas; Projeto “MELHOR IDADE”, disponibilizando educadores físicos, aulas de dança, oferecendo lazer, profissionais em nutrição, psicólogos e assistentes sociais; Promover e apoiar o CRAS e CREAS;
4 – Em matéria de desenvolvimento e crescimento do município de Tupaciguara quais trabalhos sua administração propõe a fazer para que projetos importantes sejam criados em benefício dos tupaciguarenses?
Incentivo e fortalecimento do Comercio Local; Viabilizar programa de incentivo a vendas do Comercio local; Comprometimento de realização das compras da Prefeitura no comercio local, garantindo o incentivo ao comercio local e seu fortalecimento; Capacitação de mão de obra qualificada para demanda do comercio e indústrias do município; Capacitação de mão de obra para manutenção de usinas, para que se fortaleça a indústria local; Garantir infraestrutura para atração de novas empresas; Ação de incentivo a atração de novas indústrias e empresas para o município, garantindo assim, mais empregos para nossa gente;
5 – O setor da educação municipal é um dos mais importantes de uma administração. O que o seu governo pretende fazer pela qualidade do ensino no município?
Elevar o número de vagas no Ensino Integral na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Criar um novo modelo de gestão escolar, agregando saúde, assistência social, educação, esporte, lazer e nutrição; Incentivar a criação de competições escolares e esportivas e educacionais entre as escolas; Valorizar sempre os profissionais da educação, revisando o Estatuto do Magistério e o Plano de Carreira; Investir em projetos culturais e sociais: música, teatro, festivais, ação global, festas populares; Incluir Psicólogos em todas as escolas em parceria com a Secretaria de Saúde.
Entrevista com os candidatos NETO DA EDILAMAR (Prefeito) e PROFESSOR IVO (Vice-prefeito)
1 – Qual será sua principal meta de ação para que a população possa receber um atendimento de saúde digno e com respostas imediatas para o paciente?
Sem dúvida, resolver o problema da saúde é prioridade máxima. Não podemos mais aceitar que nossas crianças tenham que nascer em outro lugar. Nem que a saúde das pessoas piore por falta de atendimento imediato. Vamos dar prioridade máxima à saúde e ao atendimento médico à população, melhorar a estrutura hospitalar do município, contratar mais médicos especialistas, oferecer mais exames e remédios para as pessoas que precisam de atendimento. É meu compromisso fazer com que nossas crianças voltem a ser tupaciguarenses e para fazer um hospital funcionar é preciso recursos e disposição para trabalhar. Temos o apoio do governo estadual e federal, e competência para o nosso hospital ser uma realidade.
2 – Dentro do setor de infraestrutura, tanto da zona urbana quanto rural, quais serão os projetos a serem criados pela sua administração para atender as necessidades do cidadão tupaciguarense?
A infraestrutura da cidade é dinâmica e precisa de obras e serviços todo dia. Na cidade é necessário manter a malha urbana em condições de oferecer mobilidade para as pessoas e para o trânsito. Temos que manter um programa permanente de pavimentação e recapeamento de ruas e da melhoria da iluminação pública com a substituição por lâmpadas de LED. Os córregos urbanos precisam ser urbanizados para acabar com os mosquitos. Vamos também construir o aterro sanitário, acabando com o lixão à beira da cidade. Nossos distritos e zona rural clamam por segurança, postos de saúde e acesso à internet e estarão integrados a esse desenvolvimento.
3 – Como se sabe, existe uma grande porcentagem da comunidade tupaciguarense que necessita de um atendimento social permanente e necessário para a sua subsistência. Perguntamos: o que a sua administração pretende fazer para este importante setor da prefeitura municipal?
Vamos desenvolver políticas públicas que proporcionem uma forte inserção social, individual e coletiva, que promovam dignidade às pessoas e uma vida melhor a todos, principalmente àqueles que mais precisam do apoio do Poder Público como agente de desenvolvimento das famílias. Realizar programas de desenvolvimento de capacitação e qualificação da mão de obra e ações integradas com a educação, de assistência à saúde e ao desenvolvimento familiar com ascensão social. Iremos também auxiliar as famílias a terem sua casa própria. Mais que um sonho, esta é uma necessidade. Vamos desenvolver o Fundo Municipal de Habitação e buscar junto ao Governo Federal programas habitacionais. É nosso compromisso que centenas de famílias tenham sua casa própria.
4 – Em matéria de desenvolvimento e crescimento do município de Tupaciguara quais trabalhos sua administração propõe a fazer para que projetos importantes sejam criados em benefício dos tupaciguarenses?
Nossa cidade tem uma base no agronegócio que ainda não foi totalmente explorada. Temos que desenvolver um trabalho junto aos grandes empresários e empresas que possam vir para o nosso município, investindo aqui e gerando mais empregos na indústria e renda para os trabalhadores. Temos também que dar apoio às empresas que já estão na nossa cidade, oferecendo plataformas digitais de negócios e consultorias para crescerem nos seus empreendimentos. É preciso estimular e apoiar a pequena, média e microempresa, o empreendedor individual, acreditar no talento das pessoas e das famílias para gerar novas oportunidades de emprego e renda.
5 – O setor da educação municipal é um dos mais importantes de uma administração. O que o seu governo pretende fazer pela qualidade do ensino no município?
Além de retomar a educação em tempo integral em todas as escolas, vamos cuidar do futuro dos nossos estudantes incluindo o esporte, a cultura e proporcionando aos professores e alunos uma nova metodologia focada na tecnologia da informação, em uma plataforma digital segura e com acesso a todos. Nosso município tem que avançar para o século XXI. As creches e escolas infantis terão acompanhamento médico efetivo, psicólogos e assistentes sociais. É nosso compromisso tornar a educação em Tupaciguara referência em qualidade. E isso abrange a educação como um todo: o investimento na infraestrutura das escolas, material didático, transporte, equipamentos, inovação, mas tão importante quanto todo esse composto, é a valorização do professor e o respeito aos direitos da categoria.
Entrevista com os candidatos TENENTE CARLOS (Prefeito) e JUNINHO PEPÊ (Vice-prefeito)
1 – Qual será sua principal meta de ação para que a população possa receber um atendimento de saúde digno e com respostas imediatas para o paciente?
Constrói-se saúde pública com competência e muito trabalho! Iremos operacionalizar o Hospital Municipal, de forma a atender a maioria da demanda da população. O Hospital Municipal e Maternidade é um sonho que hoje se torna realidade e proporcionará à população um atendimento humanizado de qualidade, realizando cirurgias de pequena e média complexidade, partos e cirurgias diversas. Tais cirurgias serão realizadas nos dois centros cirúrgicos já construídos. Pactuaremos ações com o Governo Federal para ampliação dos atendimentos, todos gratuitos; e buscaremos vínculos com a Universidade Federal de Uberlândia, para a criação de cursos voltados para a área da saúde em nosso município.
2 – Dentro do setor de infraestrutura, tanto da zona urbana quanto rural, quais serão os projetos a serem criados pela sua administração para atender as necessidades do cidadão tupaciguarense?
Iremos realizar a sinalização vertical e horizontal das vias urbanas na sua totalidade; pavimentação de 100% das vias urbanas; ampliação em 100% das obras de esgoto e distribuição de água; ampliação da distribuição da iluminação pública. Criaremos um Parque Solar para produzir energia limpa fotovoltaica. Faremos a substituição das lâmpadas incandescentes por novas de LED por toda a cidade. Também realizaremos a duplicação da adutora de água, e a construção do reservatório 2 para ampliar a oferta de água: 5.000.000 l. Realizaremos a restauração dos prédios públicos, além de criar o espaço do produtor rural com barracão apropriado para comercialização de produtos. Na acessibilidade, iremos construir rampas de acesso à cadeira de rodas nas calçadas; e também criar sinalização visual de vagas para idosos, deficientes físicos e/ou com mobilidade reduzida.
3 – Como se sabe, existe uma grande porcentagem da comunidade tupaciguarense que necessita de um atendimento social permanente e necessário para a sua subsistência. Perguntamos: o que a sua administração pretende fazer para este importante setor da prefeitura municipal?
Fomentar e pactuar mais ações e programas de moradia. Alcançou-se a marca de 116 unidades habitacionais e pretende-se alcançar maior número de moradias nos próximos anos. Ampliar, pela Busca Ativa, o número de pessoas a serem beneficiadas pelo Bolsa Família, pois já tivemos considerável crescimento nos últimos 04 anos e almejamos uma ampliação desse percentual. Manter e ampliar programas e serviços já executados: Cadastro Único; Bolsa Família; Cesta Básica como Benefício Eventual; Oficinas do CRAS; oficinas ofertadas dentro dos asilos da cidade; festividades em datas comemorativas no CRAS, Asilos e CAIT. Promover ações globais que integrem diversos setores para atender a população com os seguintes aspectos: corte de cabelo, beleza, recreação, emissão de documentos, fotografias, campanhas preventivas, apresentações artísticas e culturais.
4 – Em matéria de desenvolvimento e crescimento do município de Tupaciguara quais trabalhos sua administração propõe a fazer para que projetos importantes sejam criados em benefício dos tupaciguarenses?
Investir e potencializar eventos e datas que estimulem a aquisição dos tupaciguarenses no comércio local; fomentar a parceria com organizações econômicas e comerciais (ACIT CDL – CODEN); capacitar a categoria dos profissionais do comércio local por meio de cursos e palestras previamente selecionadas pelos comerciantes e empresários locais; divulgar e transformar Tupaciguara em um centro logístico para atrair novas empresas para a cidade e ampliar o potencial de criação de empregos e trabalho, pois nossa posição geográfica é excelente. Ampliar o Parque Industrial para melhor receber investimentos de pequeno, médio e grande porte; consultar o comércio local e indústria para o devido investimento em cursos profissionalizantes e de atendimento ao público.
5 – O setor da educação municipal é um dos mais importantes de uma administração. O que o seu governo pretende fazer pela qualidade do ensino no município?
Continuar a garantir a oferta de educação infantil de qualidade e, de acordo com o Plano Municipal de Educação, continuar com a oferta de educação infantil para crianças de 04 meses a 05 anos e 11 meses, em turmas com no máximo 20 alunos, em espaço físico adequado. Continuar a manter as escolas da zona rural em perfeito funcionamento e com qualidade de ensino, respeitando as especificidades da escola no campo; Manter e aprimorar a qualidade da merenda escolar, com supervisão do nutricionista na elaboração de cardápios e preparo das refeições, garantindo alimentação de qualidade em toda a rede de ensino; ampliar a educação em tempo integral nas Escolas Municipais, atendendo prioritariamente aos alunos que se encontram em área de vulnerabilidade social; implantar um Plano Democrático de Convivência nas escolas, de forma a trabalhar as questões étnico-raciais, preconceitos ou quaisquer discriminações.