Tupaciguara acaba de vivenciar mais um importante momento de sua história democrática: as Eleições de 2020. Foram pouco mais de 90 dias em que candidatos ao cargo de prefeito, vice-prefeito e vereador buscaram o apoio dos eleitores.
Pela história política do município, as eleições deste ano foram atípicas e muito disputadas, tendo em vista que até o último momento, mesmo com pesquisas sendo divulgadas, a expectativa esteve presente junto aos eleitores e a população no seu todo.
Quatro candidatos a prefeito, com seus respectivos vices, e mais 134 candidatos a uma das 11 cadeiras do Legislativo Municipal, realizaram um intensa luta, dentro dos moldes criados pelo TSE, para esta eleições, para buscar o voto dos eleitores, principalmente os indecisos, tendo em vista que um bom número de votantes já tinham os seus candidatos preferido a prefeito e vereador.
Com certeza, não fácil o trabalho para levar ao conhecimento de cada eleitor as propostas apresentadas por cada um dos candidatos, em decorrência do momento de pandemia que atinge todo o país, restringir o corpo-a-corpo por parte dos candidatos com os eleitores.
E o dia 15 chegou! Até então, todos os candidatos a prefeito e vereador tinha a nítida esperança de que o trabalho realizado tinha sido perfeito e que, com certeza, o resultado positivo viria em forma de vitória. Mesmo diante de inúmeras restrições aplicadas por parte da Justiça Eleitoral, aliás muito bem dirigida pela juíza da comarca, Dra. Daniele, não esmoreceram de até último momento conseguir aumentar o número de votos esperado.
Fechou-se todas as urnas do colégio eleitoral local e, de imediato foram surgindo os resultados que, desde o início, mostrava a tendência de vitória para Francisco Borges Neto, registrado pelo nome de “Neto da Edilamar”. Esta tendência seguiu até o fim das apurações, registrando a sua vitória, com 5.362, tendo 745 votos à frente do segundo colocado, o atual prefeito e candidato a reeleição Tenente Carlos, que alcançou 4.617 votos, sendo seguido pelo estreante na política tupaciguarense, Dr. Lauro Jr. que mostrou um grande acesso junto ao eleitorado e elogiado trabalho político, ao conseguir a marca dos 4.599 votos.
Depois da apuração, os eleitores vitoriosos foram para a frente da casa da ex-prefeita Edilamar, onde esteve montado o comitê central de campanha de Neto Borges, para uma expressiva comemoração que se seguiu até tarde da noite, com carreata e grande vibração.