Deve ser lembrado à população tupaciguarense que desde o dia 1º de janeiro de 2021, está em vigor a Lei 037/2019-L que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no município de Tupaciguara.
De acordo com a nova lei, a soltura de fogos com estampido sonoro está proibida em todo o município de Tupaciguara, sem qualquer exceção. Os infratores serão punidos ao rigor da lei, bastando para isto que aconteça a denúncia por parte daqueles que se acharem prejudicado com quem infringir a lei.
Com certeza, os animais estão felizes com a nova lei. Para os defensores dos animais não existe meio termo em ações que prejudiquem os animais, sejam em festa religiosas ou em outros eventos tradicionais da cidade e a inciativa dos vereadores em aprovar um projeto de lei de autoria do vereador Dalmo Santana irá gerar um benefício enorme para a saúde de cães e gatos, que são os que mais sofrem com o barulho provocado pelo estampido de fogos de artifícios.