Prefeitura instala barreiras sanitárias educativas nas ruas de Tupaciguara

Cidade Destaque
Veículos são parados para medição de temperatura de seus ocupantes

(Texto e fotos Secom) Para tentar frear o avanço do Corona vírus no município, a Prefeitura de Tupaciguara realizou, na manhã da última terça-feira (09), uma operação envolvendo Agentes Comunitários da Saúde e a Polícia Militar. A ação consiste na implantação de duas barreiras sanitárias educativas, uma na Rua Bueno Brandão (próximo ao trevo) e outra na Avenida Brasil (próximo à BR). O intuito é fazer um trabalho de orientação e medir a temperatura dos que transitam pelos locais, neste momento em que a cidade vive um forte aumento nos casos de Covid-19.
A medida segue a deliberação que determina que os municípios que fazem parte da chamada “onda roxa”, como é o caso de Tupaciguara, devem seguir as recomendações da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela iniciativa, a adoção de medidas para garantir a aplicação dos protocolos impostos pelo Governo do Estado inclui a instalação de barreiras sanitárias. Por esse motivo, a Prefeitura tem procurado cumprir todas

as orientações. Conforme informou a Secretária de Saúde, Janaína Lemos, além da triagem de temperatura dos que passam pelas barreiras, existe também a função educativa. “Estamos levando para a população orientações verídicas e importantes sobre a Covid-19. Os profissionais de saúde e a polícia militar estão empenhados em trazer muitos esclarecimentos. Estamos implantando várias medidas restritivas para que possamos enfrentar esse tempo de pandemia com todo o cuidado. Nossa meta é que a população se conscientize e também que ocorra a redução da transmissão da Covid-19 na cidade”, esclareceu a Secretária.

Servidora da saúde conferindo a temperatura de cidadão

Nos pontos de fiscalização das barreiras, os profissionais da saúde, e os de segurança, ficam autorizados a parar veículos a fim de realizar o rastreamento clínico, incluindo aferição de temperatura corporal e a desinfecção com álcool. Constatada a temperatura a partir de 37,8º, o indivíduo, por precaução, será encaminhado para a unidade de saúde. Caso os condutores não tenham máscaras de proteção individual, os profissionais de saúde realizam a entrega para evitar a contaminação pela Covid-19.
O Prefeito Municipal, Francisco Lourenço Borges Neto, acompanhou toda a ação e se mostrou preocupado com a questão da doença em Tupaciguara. “Estamos aqui reforçando os cuidados e a necessidade da prevenção para toda a população. Fiz questão de participar dessa ação que resume a situação que estamos vivendo no momento. Ela é um reflexo das medidas impostas pelo governo estadual a partir da onda roxa. A prefeitura segue buscando conter os avanços do vírus em nossa cidade. Continuem se protegendo e fazendo sua parte para vencermos essa guerra”, informou o prefeito.
A medida tem recebido apoio da população, que também se preocupa com a emergência sanitária que a cidade vive por conta da pandemia do novo Coronavírus. Para o motorista Paulo Souza, a iniciativa está sendo muito importante para a cidade: “É uma forma de nos proteger diante desse vírus que tem nos assustado. Apoio e considero muito importante esse meio de prevenção no nosso município”. Outro morador que passou pelo local, Adenilton Ferreira da Silva, relatou sua preocupação com o aumento de casos: “Acho muito importante a barreira sanitária, faz muita diferença para a prevenção do coronavírus, estamos vivendo um momento muito difícil em função do aumento de casos, mas se todos nós fizermos nossa parte vamos conseguir reverter essa situação”.
A prefeitura informou que o enfrentamento à Covid-19 no município de Tupaciguara, pede ações coordenadas para barrar a aceleração da doença e deixar a população segura quanto ao vírus.