(Texto e fotos SECOM) A nova gestão municipal completou 100 dias de governo no último dia 04, com um balanço positivo nas atividades realizadas no município. Desde o início do ano, ela se dedicou ao enfrentamento da pandemia da Covid-19, ao mesmo tempo em que desenvolveu outras ações importantes, em diversas áreas, como saúde, educação, assistência social e infraestrutura.
A gestão, que logo nos primeiros dias enfrentou muitas dificuldades, como um valor exorbitante de restos a pagar com fornecedores e funcionários, e ainda os impactos econômicos e sociais da pandemia, avançou consideravelmente na organização e na solução desses problemas.
No combate ao coronavírus, destaca-se a vacinação, iniciada no dia 20 de janeiro. Mais de 5 mil doses da vacina já foram aplicadas (somando primeira e segunda doses), nos grupos prioritários dos trabalhadores da saúde, em pessoas acolhidas em instituições de longa permanência (ILPIs) e em idosos a partir dos 65 anos. Também foi intensificada a testagem para Covid-19. A Prefeitura investiu em testes RT-PCR, exames para a detecção do vírus de forma mais eficaz, contribuindo para que o município tivesse um controle maior dos infectados. No Hospital Municipal, foram abertos 22 leitos de enfermaria para casos de Covid-19 de média complexidade.
As ações contra o vírus ainda englobaram: vistorias em estabelecimentos para a verificação do cumprimento das medidas qualificadas; apuração de denúncias recebidas via Disk Denúncia; desinfecção de áreas públicas; ações de conscientização; suspensão das atividades administrativas presenciais nas repartições da Prefeitura, nos graus de risco alto e extremo para Covid-19, dentre outras medidas. Todas foram orientadas pelo Comitê Intersetorial de Enfrentamento ao Coronavírus em Tupaciguara.
Como forma de reduzir o impacto econômico e financeiro causado aos contribuintes (empresas e pessoas físicas) pelo agravamento da pandemia, a Prefeitura prorrogou prazos e alterou condições de pagamento de tributos e taxas.
Na área da educação, as escolas municipais foram preparadas para a retomada das aulas, no modelo de ensino híbrido, através de uma plataforma educacional. Os profissionais de diversas áreas que atuam nas unidades receberam capacitações para a volta às aulas no contexto da pandemia. Foram desenvolvidos projetos com o objetivo de promover espaços de estudo e escuta para alunos e servidores. Também foi feito um investimento em tecnologia, a partir da aquisição de tablets e pacote de dados que vão permitir aos alunos melhor desempenho nas aulas remotas. Além de disponibilizar a plataforma digital, a Prefeitura distribuiu os Planos de Estudos Tutorados (PETs).
No Desenvolvimento Social, foram distribuídas cestas com produtos de alimentos e higiene a famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas pela Secretaria Municipal. Para reforçar as ações de segurança alimentar no período da pandemia, foi lançada a campanha “O Amor Alimenta”, que incentiva empresas e pessoas físicas – inclusive as pessoas que estão sendo vacinadas contra a Covid-19 – a realizarem doações de alimentos. A Secretaria de Desenvolvimento Social também trabalhou na desburocratização do processo de entrega das 116 casas populares em construção no Bairro Parque dos Bem-Te-Vis.
A Secretaria de Meio Ambiente tem intensificado o trabalho de limpeza urbana, incluindo o mutirão de coleta de entulhos, em parceria com a iniciativa privada. Praças e áreas públicas ganharam serviços de revitalização e zeladoria, incluindo intervenções que contribuem para deixar a cidade mais bonita.
Obras de infraestrutura na Praça de Esportes Governador Bias Fortes e na Quadra Poliesportiva do Povoado do Brilhante avançaram. O Centro de Eventos “Chico do Pim” e a pavimentação no Bairro Cinthya foram concluídos. Diversos serviços de manutenção foram feitos em várias regiões da cidade, como a operação “tapa-buracos”, que recuperou a malha asfáltica urbana.
Estradas Vicinais receberam patrolamento, permitindo melhor acesso e escoação agrícola. A Horta Municipal também foi retomada e está sendo preparada para a doação de verduras às famílias em situação de vulnerabilidade.
O Programa Cidade Empreendedora, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, vai fomentar ações de empreendedorismo em parceria com o SEBRAE. Tupaciguara foi a primeira cidade mineira a aderir ao programa, que vai contar também com a Sala do Empreendedor, local de suporte e capacitação a micro e pequenas empresas do município.
No Esporte, foi realizada a manutenção no campo do SESI e a limpeza da piscina. Atletas locais, das modalidades de futebol e ciclismo, também receberam incentivo. Projetos sociais em parceria com setor privado e associações esportivas também tiveram destaque nas ações da pasta.
“Esses primeiros 100 dias da nossa gestão foram de trabalho intenso, como não poderia deixar de ser. Estamos enfrentando a mais grave crise deste século, uma batalha contra um inimigo invisível que já ceifou muitas vidas e tem afetado muito duramente a saúde pública e a economia. Mesmo com as limitações e os desafios que essa conjuntura impõe à gestão pública, conseguimos avançar com melhorias em muitas áreas e fazer algumas entregas importantes para a população. Nosso desejo é de que a vacinação contra Covid-19 avance, para que nossa cidade supra a perda de tantas vidas e possa ir retomando o seu ritmo normal, em todos os setores”, avaliou o prefeito, Francisco Neto.