A vacinação continua sendo o melhor método de prevenção contra a doença
Por Érica Magalhães – A doença meningocócica, conhecida como meningite, é uma das infecções mais temidas não só no Brasil, mas em todo o mundo, devido às consequências que podem levar à morte. De acordo com a pesquisa desenvolvida pelo Sistema Nacional de Atendimento Médico – Sinam, no Brasil, foram 10 novos casos para cada 100.000 mil habitantes. A taxa de ocorrência de sequelas graves é em cerca de 20% dos sobreviventes e a taxa de letalidade também é elevada: 20% dos atingidos pela doença.
A doença é caracterizada pela inflamação da meninge, película que recobre o cérebro. E pode ser causada por vírus, bactérias, parasitas e fungos.
A médica e diretora corporativa de Terapia Intensiva do Sistema Hapvida, Franciane Gonçalves, explica que os sintomas virais são parecidos com um resfriado comum: febre, falta de apetite e fadiga. “Já quando é bacteriana, os sintomas são mais fortes. A meningite meningocócica é a mais preocupante por poder levar à morte. Ela causa febre alta e persistente; dificuldade de abaixar a cabeça até o queixo tocar o pescoço por conta da rigidez na nuca; e manchas vermelhas pelo corpo”. A médica salienta que, se isso acontecer, é de extrema importância levar de imediato o paciente ao serviço de saúde mais próximo.
A meningite, quando não leva o paciente a óbito, pode deixar sequelas graves. “São sequelas neurológicas, cegueira, surdez e perda de membros por necrose. As complicações atingem de 10% a 20% das pessoas que sobrevivem. Além disso, os pacientes também podem ter um quadro de meningococcemia, quando há uma infecção na corrente sanguínea”, explica a médica do Sistema Hapvida.
Franciane Gonçalves explica que a meningite é tratável e a forma mais assertiva de evitá-la é por meio da vacinação. Essa vacina é gratuita e está disponível no Sistema Único de Saúde – SUS. “É preciso atualizar o cartão vacinal da criança. As vacinas para a meningite são a BCG, pentavalente, pneumocócica e meningocócica. Há várias doses, é fundamental estar atento aos reforços para que o tratamento não fique incompleto e o paciente, suscetível a infecções”, finaliza.
Sobre o Sistema Hapvida
O Hapvida é o maior sistema de planos de saúde e odontológicos do Brasil em número de beneficiários. Em 2022, a combinação de negócios do Sistema Hapvida com o Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo, com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Tanto o Hapvida quanto o GNDI participaram intensamente da consolidação do mercado de saúde nos últimos anos através de uma combinação de crescimento orgânico e aquisições. A companhia possui mais de 66 mil funcionários, cerca de 27 mil médicos e 33 mil dentistas. Com a missão de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços através de rede assistencial própria composta por 84 hospitais, 75 prontos atendimentos, 294 clínicas médicas e 262 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Para mais informações, acesse: hapvida.com.br e ri.hapvida.com.br