O que se pode afirmar é que foi feito um termo de cooperação entre o Sindicato Rural de Tupaciguara e a Bioenergética Aroeira, para melhorar as condições de embarque dos colaboradores da usina para chegar ao local de trabalho de cada um deles.
Com a construção do Ponto de Apoio e Embarque, que trata da segurança jurídica da operação, em terreno cedido pelo Sindicato Rural, dentro dos domínios do Capitu, se conseguiu reunir todos os funcionários em um só local, antes de todos seguirem a cada um dos setores de trabalho da usina. Para os colaboradores, melhorou sensivelmente a locomoção e agilidade para se chegar ao local de destino, bem como melhorou a comunicação entre os trabalhadores, o que, com certeza, melhora o relacionamento e o atendimento às necessidades de cada um, por meio dos supervisores que recebem os colaboradores, para fazer o checklist de roteiros e conferir o EPI (Equipamento de Proteção Individual). Os EPI são equipamentos e acessórios desenvolvidos para proteger uma parte do corpo ou o indivíduo todo contra riscos específicos das funções que cada um desempenha em seu local de trabalho. São equipamentos que a indústria fornece, como também cobra o seu uso no decorrer de todo o período de trabalho.
Nossa reportagem falou com o colaborador Marisvaldo Bernardo, que trabalha há 3 anos e meio na Aroeira, na área de frente e irrigação. Bernardo, como é conhecido de todos, destacou: “Olha o que eu posso afirmar é que a nossa situação como colaboradores da empresa melhorou sensivelmente, por termos um local funcional para chegarmos ao nosso local de trabalho e, ainda, nos oferece instalações sanitárias confortáveis e higienizadas, local com cobertura que nos protege do sol e chuva e uma circulação de ar perfeita. Só tenho que agradecer a Aroeira e ao Sindicato Rural por juntos terem construídos um excelente local para nós, colaboradores.”
Também falamos com a colaboradora Daniela Maria Ferreira Borges, que trabalha no campo (setor agrícola), que deu a seguinte opinião sobre a construção do Ponto de Apoio e Embarque: “Melhorou sensivelmente a questão do nosso embarque, tendo em vista que aqui temos mais conforto e as acomodações são melhores que as que enfrentávamos antes, tendo que nos abrigar embaixo de árvores para fugirmos da incidência do calor e do sol forte, bem como no período de chuva quando chovia quase sempre chegávamos molhados ao nosso local de trabalho. Posso dizer que melhorou muito às condições de embarque”.
O Ponto de Apoio e Embarque, que hoje serve a Aroeira, começou a ser construído no mês de julho e teve suas obras concluídas no mês de agosto, deste ano e já está funcionando. A data oficial para a realização da inauguração oficial ainda não foi marcada, pois faltam detalhes para serem realizados, o que não tardará muito para serem concluídos.