*Por Erick Barbosa – No último dia (30), Tupaciguara foi as urnas para eleger o candidato que governará o Brasil pelos próximos 4 anos.
O candidato escolhido pelo povo através do voto foi Luís Inácio Lula da Silva, que assumirá a máquina pública pela 3 vez na história brasileira.
O candidato do (PT), foi o mais bem votado aqui no município com 8.390.00 votos e logo atrás seu concorrente Jair Bolsonaro do (PL) com 6.980.00 votos. Segundo dados do TER, o total de abstenções foram de 4.423.00, um número bastante alarmante para uma cidade pequena como Tupaciguara.
Ao serem encerradas as apurações das urnas, os apoiadores do candidato eleito foram às ruas de Tupaciguara para comemorar a vitória. O centro da aglomeração se consolidou na praça João de Barros Ferreira e se manteve por lá, visto que as redondezas da praça estavam sendo monitorada pela polícia militar.
O patrulhamento da polícia militar impediu o tráfego dos carros pela rua Bueno Brandão, principal via da cidade, com a formação de barricadas, que impediam que os automóveis passassem pelas redondezas da praça, onde se encontravam os manifestantes.
Também houve relatos de moradores sobre perturbação sonora por meio de foguetes, som automotivo e buzinaço no período noturno na cidade. As perturbações do sossego se deu por meio de manifestações pró e contra o resultado das eleições.
Segundo informações da Polícia Militar, não houve nenhuma ocorrência que viesse prejudicar o bom andamento das eleições no decorrer de todo o dia, o que mostrou civilidade por parte da população que teve como único objetivo registrar seu voto na urna.
*Estagiário em jornalismo pela faculdade Esamc